quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA DO SERVIDOR

DIA DO SERVIDOR!
MovimentAÇÃO em defesa do serviço público!

Comemoramos recentemente o dia do servidor público. É o momento de lembrar e enaltecer os trabalhadores cuja função primeira é prestar serviços ao conjunto da população. Ao buscar atendimento na área da saúde, educação, cultura, assistência social, habitação, obras públicas, enfim, o cidadão encontra no serviço público a certeza do atendimento, independente da classe social, do poder financeiro que detém.
Por muito tempo, temos presenciado toda sorte de ataques ao serviço público e aos trabalhadores que o executam. Acusam o serviço público e os servidores de ineficiência. O que há por trás disso? Apenas o interesse de privatizar os serviços, para que algumas empresas lucrem como nunca às custas da sofrida população. Sabemos muito bem o que acontece com o serviço privatizado: fica extremamente caro, rapidamente formam-se cartéis (sem concorrência) e a qualidade despenca. É só lembrar o caso da telefonia. A história funciona assim: grandes empresas financiam as campanhas de políticos. Aí iniciam uma campanha para convencer a população de que o serviço público é ineficaz. Os políticos, por sua vez, deixam de investir na carreira dos servidores e na estrutura do seu trabalho, para que o serviço se deteriore e ajude a convencer a população da necessidade de privatização.

Defender o serviço público sempre!
Defender o serviço público é defender nossa carreira e melhor qualidade de vida para toda a população – não somente para os servidores. Contra o desmonte dos serviços, carreira decente para TODOS os servidores. É preciso barrar as terceirizações e nomeações sem concurso. É preciso investir na estrutura necessária para que possamos desempenhar nossas atividades: prédio, máquinas, veículos, equipamentos...

Servidor, um herói!
Independente das campanhas difamatórias, independente da inadequada estrutura ou de Plano de Carreira, os servidores travam todo dia uma batalha enorme para manter os serviços para o povo, principalmente para a parcela mais carente da sociedade. Cada servidor é um herói, na medida em que se desdobra para resolver os problemas das pessoas.
Parabéns para nós, servidores!
Continuemos firmes na luta.
Lembremos sempre que lutar por melhores condições de vida e de trabalho para os servidores implica em lutar por melhores condições para toda a sociedade.
Nossa causa é justa e necessária!

Read more...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O dilema dos motoristas

O dilema dos motoristas

Nas últimas alterações do Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais de Joinville, que aconteceram em 2008 e 2009, diversas categorias não foram beneficiadas, como os pedreiros, encanadores, agentes de saúde pública, motoristas, entre outros. A prática de alterar o plano em fatias contribui para a divisão e consequente diminuição da força que juntos os servidores possuem.
O caso dos motoristas do município é um exemplo claro dessa afirmação. Desde fevereiro de 2009 eles estão organizados em busca da elevação da sua categoria de sete para nove. Após inúmeras tentativas, até hoje eles não foram recebidos pelo Prefeito Carlito Merss.
Atualmente os motoristas são em 174 concursados. Nos últimos concursos não foram abertas vagas para essa função e o número de terceirizados foi multiplicado, abrindo o risco de extinção do cargo. Para o próximo concurso da Prefeitura, que acontecerá em novembro, há apenas dez vagas, mas está a caminho um novo ataque a esses trabalhadores. Hoje há duas modalidades de motoristas: os que dirigem veículos pesados e os que dirigem carros leves, com diferenciação salarial. No edital do concurso, cujas inscrições ainda estão abertas, a descrição da função engloba desde o transporte de documentos até a operação de carretas. Ou seja, aumenta-se a responsabilidade do servidor, mas o salário é igual – independente do grau de risco, responsabilidade e destreza exigidos.
Para combater isso, não basta que a categoria atingida se organize. É essencial que o sindicato organize e oriente as negociações de todos os servidores em conjunto e que todos os servidores se apoiem, lutando pelas conquistas uns dos outros e somando suas forças de pressão.
Abaixo a divisão! Pela unidade dos servidores!
MovimentAÇÃO – SINDICATO É PRA LUTAR!

Read more...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A dança das contas bancárias

A dança das nossas contas bancárias

Nos últimos anos já virou motivo de piada a constante migração que impuseram à nossa folha de pagamento. Em busca de dinheiro fácil, a Prefeitura literalmente VENDE nossas contas no mercado financeiro. Fala-se em milhões o valor arrecadado com essa farra. Nada contra a Prefeitura arrecadar dinheiro (que provavelmente mantém até o pagamento da folha dos servidores), o problema está nos transtornos gerados ao servidor.
Antigamente, ao entrar na Prefeitura, havia até opção para o servidor abrir conta corrente. Havia servidores que recebiam pelo BESC, outros pela CEF, outros pela COOPERCRED... Ao escolher o banco, o servidor fazia uma opção que melhor o ajudasse a organizar sua vida pessoal. Afinal, pagamos nossas contas, realizamos empréstimos, os mais afortunados até aplicam dinheiro no seu banco de confiança.
De uma hora para outra, porém, sem consulta prévia, somos informados que devemos comparecer ao banco X porque é lá que a Prefeitura vai nos pagar. Inclusive em alguns casos os servidores são ameaçados de não receber o pagamento se não comparecerem ao novo banco para abertura da conta.
Onde está o respeito ao ser humano? Nossa vida, nossa organização pessoal não vale nada na hora de conseguir dinheiro a qualquer custo? Teve servidor que, em dois anos, já migrou duas vezes de banco. Primeiro, foi forçado a abrir conta no Unibanco e, agora, deve transferir-se para o Banco do Brasil. Não se leva em conta os transtornos que essas operações geram ao trabalhador. E, daqui a dois anos, será que vão leiloar novamente nossas contas? Qual será o banco da vez? E cadê a direção do sindicato que não toma nenhuma providência para defender os interesses da categoria?

DICAS RECEBIDAS DE UMA SERVIDORA
Abaixo conteúdo de e-mail recebido de uma servidora:

Para quem foi determinado pela Prefeitura a abrir conta corrente no Banco do Brasil, tem duas saídas para não tarifação:

1) pedir para o banco configurar a conta abertura pela Prefeitura para Conta para Simples Movimentação (serviços essenciais e básicos);
2) fazer valer o conteúdo da Circular do Banco Central do Brasil nº 3466 de 11 de setembro de 2009, onde é VEDADA A COBRANÇA
DE TARIFA DE RENOVAÇAO DE CADASTRO (efetuada pelo banco a cada 6 meses). Mas atenção: este ítem 2 somente é válido para contas abertas a partir da publicação no DOU que se deu em 14/09/2009.

Veja trecho da Circular 3466:

“O CAO Cível e de Tutela Coletiva - Coordenação do Consumidor - AVISA a todos os Procuradores e Promotores de Justiça, especialmente aqueles com atribuição na área de interesses do consumidor, que foi publicada no Diário Oficial da União de 14 de setembro de 2009 a Circular BACEN 3.466, de 11 de setembro de 2009, que veda a cobrança da tarifa de "Renovação de cadastro" de que tratam as Tabelas I e II anexas à Circular nº 3.371, de 2007, e dá outras providências. A íntegra da Circular pode ser obtida através de acesso ao Portal/CAO Cível/Consumidor/Legislação/Instituições Financeiras, de crédito, consórcios e correlatas/Bancos – Legislação Federal.”

Read more...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR

Dia do professor
Momento de refletir e cobrar melhores condições de trabalho

Hoje é o dia de colher o carinho dos alunos, comunidade, direção... Tomar aquele café especial, receber flores, cartões, presentes diversos... Os mais afortunados têm almoço ou jantar em restaurantes chiques, passeios. Tudo isso é saudável e extremamente necessário. Jamais podemos esquecer que o professor é um ser humano e seu material de trabalho é justamente – humanos. Algum revolucionário conhecido já dizia que não podemos “perder a ternura jamais”. Aos mestres, portanto, todo o nosso carinho e reconhecimento pelo trabalho que realizam.
Amanhã, porém, as comemorações passam e os professores retomam a dura rotina da sala de aula. Amanhã, algumas salas continuam com número excessivo de alunos. Amanhã, os mestres continuam sendo cobrados por melhores resultados (leia-se melhorar o índice de aprovação). Amanhã os professores continuam se desdobrando em dois ou três turnos, alguns em várias escolas diferentes, a maioria com carga horária superior a 40 horas semanais, com pouca ou nenhuma hora-atividade. Amanhã, nossos mestres continuam acumulando trabalho para terminar no final de semana, à noite, nos seus horários de folga.
Urge sair do discurso e transformar essa realidade. Urge aplicar a hora-atividade. E hora-atividade que realmente propicie um avanço na qualidade do ensino. A lei federal 11.738/08 já permite isso. É preciso aplicá-la já! Infelizmente, andam enganando nossos professores, dizendo que a Justiça vetou a hora-atividade. Mentira! O Supremo até agora não se pronunciou sobre a questão. A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) – acesse o link neste blog – mobilizou no mês passado para cobrar do STF uma posição. Enquanto isso não acontece, nada impede que a Prefeitura implante um terço de hora-atividade. Isso sim traria qualidade de ensino, aliada à qualidade de vida e de trabalho para todos os profissionais da educação.
Urge também reconhecer todos os profissionais com atuação docente no PCCS do Magistério. Educadores, auxiliares ou qualquer outra nomenclatura que queiram utilizar não pode mascarar o fato de que TODOS são professores. Portanto, direitos iguais para todos já!
Mestres, a melhor lição que podemos ensinar aos nossos alunos é o nosso exemplo de consciência de classe expressa na luta em defesa dos nossos direitos, na luta por mais qualidade de vida de todos e todas, na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna! Parabéns pelo seu dia!

Read more...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Acompanhe as discussões da última plenária

Em plenária realizada na quarta-feira, dia 30, no plenarinho da Câmara de Vereadores, servidores discutiram várias questões relativas à sua qualidade de vida e de trabalho. Os motoristas lembram sua experiência recente da luta, em que foram ignorados tanto pela Prefeitura quanto pela direção do sindicato. Dos servidores da Saúde chegam várias angústias relativas à carreira, má distribuição das gratificações, assédio moral, jornada de trabalho... Os servidores administrativos reclamam também do assédio em vários locais de trabalho, além da estagnação da sua ascensão profissional. Das regionais chega a preocupação constante com as terceirizações. Os professores manifestam sua angústia com a proposta do Plano de Cargos e Salários.

A conclusão óbvia a que chegamos é que essa situação toda é gerada pela divisão gerada entre os servidores. Há mais de dez anos o sindicato não mobiliza para uma luta unificada e organizada, por reivindicações que atendam a todos. A divisão dos servidores possibilitou os ataques da Prefeitura, limitando a carreira na última reforma do PCCS em 2007. De lá para cá, vários setores vêm tentando lutar por melhorias em sua carreira. Como estão sempre sozinhos, pouco se consegue avançar.

O que fazer?

A saída para o impasse também é óbvia. Sempre dissemos que a unidade da categoria é que vai fazer a diferença. E é nisso que o MovimentAÇÃO sempre apostou. Para avançarmos em conquistas para TODOS os servidores, precisamos de uma pauta de reivindicações única, que contemple as necessidades das mais diversas secretarias. Urge lutarmos por um Plano de Carreira unificado. O sindicato é o instrumento para unir os servidores. E a Campanha Salarial é o momento propício para fazer avançar nossas reivindicações. Para que isto se torne realidade, basta que tenhamos uma direção sindical séria e comprometida apenas com os trabalhadores.

Precisamos de outra direção no sindicato

Todos os servidores foram unânimes em avaliar que o grande entrave para a luta unificada dos servidores é a atual direção do SINSEJ. Enquanto tivermos dirigentes preocupados apenas com seus próprios interesses ou com os interesses de seus partidos políticos, será impossível mobilizar a categoria para a defesa dos seus direitos.

Portanto, o MovimentAÇÃO chama a todos os servidores - que queiram construir uma outra realidade, uma perspectiva de um sindicato de luta, comprometido com os trabalhadores - para que nos procurem. Vamos juntos construir uma alternativa à atual direção sindical. Se queremos mudar a realidade, precisamos deixar nossos egoísmos de lado e nos unir em torno do mesmo ideal. Clamamos a todos para que não entrem na onda dos oportunistas de plantão, que nunca estiveram na luta em defesa dos nossos direitos, mas que de repente aparecem como os novos salvadores da pátria.

Os servidores conscientes sabem que a saída não está numa pessoa, mas na força da união dos trabalhadores. E nisso o MovimentAÇÃO já acumulou experiência suficiente nos últimos anos, organizando a luta contra a retirada de direitos no PCCS de 2007 e na reforma do Estatuto em 2008.

É hora de buscar o que perdemos. É hora de avançar na nossa carreira.
Unidade e confiança! Juntos faremos a diferença!

MovimentAÇÃO – SINDICATO É PRA LUTAR!

Pagamos o nosso informativo

Graças à contribuição colhida entre diversos servidores, novamente pagamos a edição do nosso informativo. Agradecemos a todos que contribuíram.

Compre o adesivo do MovimentAÇÃO

O MovimentAÇÃO está lançando um adesivo com o objetivo de arrecadar fundos para a próxima edição do informativo. Adquira já o seu com os militantes do movimento ou solicite por e-mail ou telefone. Preço mínimo: R$ 2,00. Colabore! Ajude a manter o movimento independente!

Read more...

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP