quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR

Dia do professor
Momento de refletir e cobrar melhores condições de trabalho

Hoje é o dia de colher o carinho dos alunos, comunidade, direção... Tomar aquele café especial, receber flores, cartões, presentes diversos... Os mais afortunados têm almoço ou jantar em restaurantes chiques, passeios. Tudo isso é saudável e extremamente necessário. Jamais podemos esquecer que o professor é um ser humano e seu material de trabalho é justamente – humanos. Algum revolucionário conhecido já dizia que não podemos “perder a ternura jamais”. Aos mestres, portanto, todo o nosso carinho e reconhecimento pelo trabalho que realizam.
Amanhã, porém, as comemorações passam e os professores retomam a dura rotina da sala de aula. Amanhã, algumas salas continuam com número excessivo de alunos. Amanhã, os mestres continuam sendo cobrados por melhores resultados (leia-se melhorar o índice de aprovação). Amanhã os professores continuam se desdobrando em dois ou três turnos, alguns em várias escolas diferentes, a maioria com carga horária superior a 40 horas semanais, com pouca ou nenhuma hora-atividade. Amanhã, nossos mestres continuam acumulando trabalho para terminar no final de semana, à noite, nos seus horários de folga.
Urge sair do discurso e transformar essa realidade. Urge aplicar a hora-atividade. E hora-atividade que realmente propicie um avanço na qualidade do ensino. A lei federal 11.738/08 já permite isso. É preciso aplicá-la já! Infelizmente, andam enganando nossos professores, dizendo que a Justiça vetou a hora-atividade. Mentira! O Supremo até agora não se pronunciou sobre a questão. A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) – acesse o link neste blog – mobilizou no mês passado para cobrar do STF uma posição. Enquanto isso não acontece, nada impede que a Prefeitura implante um terço de hora-atividade. Isso sim traria qualidade de ensino, aliada à qualidade de vida e de trabalho para todos os profissionais da educação.
Urge também reconhecer todos os profissionais com atuação docente no PCCS do Magistério. Educadores, auxiliares ou qualquer outra nomenclatura que queiram utilizar não pode mascarar o fato de que TODOS são professores. Portanto, direitos iguais para todos já!
Mestres, a melhor lição que podemos ensinar aos nossos alunos é o nosso exemplo de consciência de classe expressa na luta em defesa dos nossos direitos, na luta por mais qualidade de vida de todos e todas, na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna! Parabéns pelo seu dia!

0 comentários:

Postar um comentário

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP