domingo, 20 de dezembro de 2009




Enquanto os servidores municipais retiravam a cesta natalina, na sexta-feira (18/12), o MovimentAÇÃO distribuiu o último informativo do ano.

Desejamos a todos um ótimo natal e um ano novo repleto de felicidades. Aproveitamos para dizer que a qualquer momento o edital da eleição sindical poderá ser publicado. Assim que tivermos essa confirmação, divulgaremos aqui.

Que venha 2010!

Read more...

Que venha 2010!

Os servidores públicos de Joinville terminam o ano, mais uma vez sem nada a comemorar. Iniciamos 2009 com a expectativa de que as coisas seriam diferentes. A chegada de um novo governo foi a esperança de novos rumos, mas lamentavelmente este ano termina basicamente como começou, sem recuperação das perdas salariais ou mesmo um planejamento que garanta a sua reposição. Sem um plano de cargos e salários unificado e avançado, com a continuidade do assédio moral em diversos locais de trabalho e outros inúmeros problemas.

Como sempre dissemos, as conquistas não vêm por acaso. Não são os governos “com boa vontade” que garantem as conquistas, elas são fruto da luta organizada e independente dos trabalhadores. É através do sindicato que temos que nos organizar. O Sinsej hoje tem uma direção que está longe de contribuir para esta organização e é por isso que convidamos todos os servidores a estarem atentos aos acontecimentos.

A qualquer momento o edital para as eleições do Sinsej pode ser publicado e o prazo de inscrição da chapa é de cinco dias. O MovimentAÇÃO disputará as eleições com uma chapa combativa e independente, como fizemos na última eleição. Vamos disputar na garra e para ganhar.

O MovimentAÇÃO deseja um ótimo final de ano a cada servidor e deixamos nosso compromisso de que em 2010 voltaremos com mais força e ainda mais organizados na defesa dos servidores, para disputar a direção do Sinsej e colocar nosso sindicato nos trilhos.

Este é o compromisso do MovimentAÇÃO. Nosso compromisso é com os servidores, seus direitos e suas reivindicações. Que venha 2010!

Read more...

Em 2010, a luta continua!

Em 2010, a luta continua!

• Fim da “ditadura do atestado” no Ambulatório dos Servidores;
• Qualificação técnica para os servidores;
• Fim das terceirizações e defesa do serviço público;
• Incorporação do abono ao salário do Magistério;
• Incorporação das gratifi cações sem prejuízo aos vencimentos;
• Cumprimento da lei que garante o piso nacional do Magistério no PCCS;
• Revisão geral do PCCS do funcionalismo;
• Redução da carga horária para 30 horas semanais;
• Pagamento do adicional de dedicação exclusiva;
• Pagamento por unidade hospitalar para os funcionários do HMSJ;
• Pagamento por alta complexidade aos trabalhadores do HMSJ;
• Fim do Banco de Horas;
• Pagamento de insalubridade e periculosidade;
• Possibilidade de gozo da licença prêmio a cada cinco anos;
• Defesa da saúde do servidor e de boas condições de trabalho;
• Plano de saúde acessível a todos os servidores;
• Recuperação urgente das perdas salariais dos últimos dez anos;
• Inclusão dos auxiliares de CEI no PCCS do Magistério;
• Inclusão dos servidores da Fundamas no PCCS do Magistério;
• Fim da perseguição política, do desrespeito e do assédio moral.

Read more...

CEI: O primo pobre da Educação

Os educadores e os auxiliares de educadores dos CEIs terminaram 2009 sem perspectivas de melhoras. Boatos deram conta de que esses servidores não serão incluídos na reforma do Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério. Além disso, pairou sobre os servidores a ameaça de terem as suas férias interrompidas pela implantação de plantões nas unidades.

Vale lembrar que os CEIs também fazem parte do sistema de ensino como determina a LDB. Por isso, o educador e o auxiliar também têm direito ao recesso de fim de ano e férias em janeiro como os demais professores.

O MovimentAÇÃO repudia a discriminação sofrida pelos servidores dos CEIs e cobra sua inclusão sem distinções no PCCS do magistério.

Read more...

CUT

Por que somos cutistas?

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) é a maior central sindical da América Latina e uma as maiores do mundo. Representa milhões de trabalhadores, reunidos em mais de três mil sindicatos de norte a sul do país. Só em Santa Catarina, são quase duzentos sindicatos cutistas.

Qual a diferença de um sindicato da CUT para outro qualquer? Foram os sindicatos cutistas que mudaram a história do nosso país. A garantia de diversos direitos históricos só foi possível pela luta corajosa dos sindicatos ligados à Central. Foi a CUT quem garantiu a Lei 11.738/08 que estabelece um piso salarial nacional para o magistério, além da hora-atividade mínima de 33%. É da CUT a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Foram os sindicatos cutistas que garantiram a redução da jornada de 48 para 44 horas semanais na Constituição de 1988. As categorias que têm sindicatos cutistas são as menos afetadas pelos ataques dos patrões e dos governos, que buscam a toda hora arrancar os direitos da classe trabalhadora.

Por que nossa categoria precisa da CUT?

Queremos trazer para nossa categoria a experiência de luta construída pela CUT nos últimos 30 anos. Queremos integrar a luta dos servidores de Joinville à luta de todos os trabalhadores brasileiros. Precisamos entender que algumas lutas estão muito além da capacidade estrita do sindicato. Questões como a redução para 30 horas semanais da jornada dos trabalhadores da saúde, precisam ser discutidas nacionalmente. E se queremos interferir no processo, devemos estar ligados à luta nacional de nossa classe.

O SINSEJ vai se filiar à CUT?

O Estatuto da CUT é claro: para um sindicato se filiar é preciso aprovação da categoria. Somente após uma ampla discussão em nossas assembleias é que os servidores decidirão livremente pela filiação ou não. Para nós é uma questão de princípio que nenhuma decisão tão importante pode ser tomada pela direção do sindicato. Os trabalhadores são chamados para discutir e manifestar sua opinião. A diretoria do sindicato acata o que os servidores decidem.

Read more...

Agentes III e a carga horária

A Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ) trata de modo diferente servidores que prestaram concurso para o mesmo cargo. É o caso dos Agentes Administrativos III, que tem carga horária de trabalho diferente de acordo com o local de lotação.

Os Agentes lotados em secretarias e no prédio da PMJ trabalham 6 horas diárias. Já os aqueles que trabalham nas secretarias de escolas e no ambulatório do HMSJ, por exemplo, trabalham 8 horas diárias.

O MovimentAÇÃO chama os servidores para levantar a bandeira da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, a exemplo do que já acontece em Florianópolis.

Read more...

Sucateamento da Fundamas

Os instrutores de cursos da Fundamas, assim como ocorre com os servidores dos CEIs, não fazem parte do Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério. Entretanto, esses servidores também exercem atividade docente e merecem ter a mesma carreira e os mesmos benefícios dos demais professores da prefeitura.

O MovimentAÇÃO entende que só uma categoria unificada pode ser forte e conseguir avanços. Divisões como as que temos: professores, educadores de CEI, instrutores e professores de séries iniciais, só geram perdas para o conjunto dos PROFESSORES. Além da questão funcional, os companheiros da FUNDAMAS precisam lidar ainda com o sucateamento dos cursos e a consequente deterioração das condições de trabalho.

A cobrança de mensalidades nos cursos da Fundamas também acarreta problemas para os servidores. Com cursos sucateados fica impossível concorrer com outras instituições que oferecem os mesmos cursos.

Read more...

A saúde é prioridade

Os servidores da saúde lideram, com folga, o ranking dos trabalhadores que mais sofrem enfermidades decorrentes do trabalho. Submetidos a uma rotina estressante, dado o acúmulo de responsabilidades e as precárias condições de trabalho, esses servidores são verdadeiros heróis, garantindo o atendimento básico à população da cidade.

Entra ano, sai ano e renovam-se as promessas de superação dos problemas da saúde. Cada novo governo garante prioridade ao setor, mas na prática pouca coisa muda. Médicos desertam de seus postos. Concursos não atraem novos profissionais.
Faltam materiais e equipamentos nos locais de atendimento. Os salários continuam baixos. As divisões das gratificações aborrecem e desunem os trabalhadores do HMSJ. O PA demora uma eternidade para ser inaugurado. Assédio moral, chefia truculenta, ditadura do testado na medicina do trabalho. Enfim, não se avança concretamente na carreira e nas perspectivas da categoria.

Nacionalmente, o SUS discute a limitação da jornada de trabalho para os profissionais da saúde. Minimamente, é uma forma de otimizar o trabalho, evitar o excessivo desgaste físico e emocional e, portanto, garantir a qualidade no atendimento aos cidadãos.

O MovimentAÇÃO renova seu compromisso de lutar para unificar as reivindicações dos servidores da saúde com a luta de toda a categoria. Nossa unidade e mobilização serão fundamentais para conquistar avanços na carreira.

Contem conosco!

Read more...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sorteio da rifa

A rifa do MovimentAÇÃO foi sorteada no dia 15 de dezembro, no refeitório do Hospital Municipal São José. A Ganhadora foi a professora Mara Aparecida Carara Marques, da Escola Municipal Hilna Anna Krissch.


Read more...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SEC volta atrás e mantém horário dos professores

SEC volta atrás e mantém horário dos professores

Depois de forte mobilização nas escolas, de reuniões no sindicato (contra a vontade da diretoria, diga-se de passagem) e de uma audiência entre um grupo de professores e o Secretário da Educação, a Secretaria anuncia que “tudo não passou de um mal-entendido”.
Segundo o Secretário, na audiência da manhã de hoje (11/12), o horário dos professores do 1º. ao 5º ano para o próximo ano letivo permanece inalterado. “No decorrer do ano vamos discutir a questão”, afirmou. Ou seja, é preciso estarmos atentos. A única mudança, segundo Marquinhos, é para os professores de Artes, Inglês e Educação Física, que passam a cumprir aulas de 48 minutos nas séries iniciais, sem alterar o horário de entrada e saída destes alunos.
Mais uma vez, a mobilização dos professores nos locais de trabalho evitou um ataque. Alguém duvida disso?

Aula de recuperação na hora-atividade?

Esperamos também que não passe de mal-entendido a informação divulgada em muitas escolas pelas diretoras de que no próximo ano os professores deverão planejar e EXECUTAR aulas de recuperação para seus alunos durante o tempo reservado para estudo e planejamento – os 20% de hora-atividade. Se for isso, qual o princípio da hora-atividade???

Plantões e férias diferenciadas nos CEI’s

Deve ser também somente um mal-entendido a informação de que está em estudo as férias diferenciadas para os profissionais dos CEI’s, no intuito de manter o atendimento nos recessos e férias do Magistério. Será???

QUANDO TEREMOS BOAS NOTÍCIAS?

Read more...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Em defesa dos educadores e auxiliares de CEI's

PREFEITURA AMEAÇA CORTAR FÉRIAS DOS CEI’S

Os educadores e auxiliares de educador dos CEI’s correm o risco de não tirar férias em janeiro nem parar de trabalhar durante o recesso de dezembro. Segundo relatos de trabalhadores de CEI’s que procuraram o Movimentação, a Secretaria de Educação quer manter o atendimento nos CEI’s enquanto o restante do magistério tira férias.

Tradicionalmente os trabalhadores dos CEI’s sempre tiraram férias junto com os demais professores da rede municipal.

Vale lembrar que os CEI’s também fazem parte do sistema de ensino como determina a LDB. Por isso, o educador e o auxiliar também têm direito ao recesso de fim de ano e férias em janeiro como os demais professores.

O Movimentação se solidariza com os trabalhadores dos CEI’s e chama todos os membros do magistério a repudiar atitude da prefeitura e a pressionar a Secretaria de Educação pela manutenção das férias de janeiro, do recesso de dezembro e pelo fim dos plantões que já acontecem em alguns CEI’s. É preciso definir claramente o que é a Educação Infantil. Uma simples creche para cuidar das crianças enquanto os pais trabalham? Cadê a responsabilidade das empresas de oferecer esse serviço para seus funcionários? Para nós, Educação é outra coisa. Portanto, direitos iguais aos docentes.

O Movimentação aproveita para lembrar que os educadores e auxiliares devem ainda ser incluídos no plano de carreira do magistério. Abaixo a divisão da categoria!

Read more...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

REVOLTA E INDIGNAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS - II

Resposta enviada pelo MovimentAÇÃO aos e-mails recebidos:

Oi,

Compreendemos perfeitamente tua indignação. No movimento, sempre discutimos as questões da educação - de maneira geral e conjunta. Defendemos, por exemplo, a inclusão de TODOS os docentes no PCCS do Magistério. Isso inclui as auxiliares de CEI´s e os professores da Educação profissional (FUNDAMAS). Com relação à hora-atividade, sempre defendemos a aplicação da Lei Federal 11.738/08, que garante não apenas 20%, mas 33% - no mínimo - e para todos os profissionais do Magistério, não somente para os professores. Recentemente levantamos o exemplo de Florianópolis. Lá, a hora-atividade é de 40%. Além disso, os servidores recebem 25% de dedicação exclusiva - caso façam a opção. Os professores do 1º ao 5º ano recebem no pagamento o diferencial de 40%. Sabemos que não é o ideal. Os professores precisam é de tempo para planejamento, incluído na sua carga horária. Somente isso garantirá uma melhor qualidade de vida e de trabalho e - consequentemente - melhoria da qualidade do ensino. Já levantamos a opção de 50% de hora-atividade para as séries iniciais. Dada a sua complexidade e importância como etapa básica do aprendizado do futuro cidadão, nada mais justo que os profissionais tivessem condições diferenciadas de trabalho.
Quanto ao aumento da jornada de trabalho, é um absurdo o que a Prefeitura propõe. A LDB, em seu artigo 24, inciso I, preconiza que “ a carga mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar...”. Ora, a matemática é simples: Trabalhamos quatro horas por turno, vezes duzentos dias letivos, igual a oitocentas horas. Portanto, cumprimos a lei. Repare que a lei ainda fala de “efetivo trabalho escolar”. Há várias interpretações possíveis daí. Qualquer argumento em favor do aumento do horário de trabalho parte de uma interpretação equivocada da Lei. Não podemos aceitar pacificamente a situação. Não é penalizando o professor que resolveremos os problemas da educação. Chega de querer melhorar o sistema de ensino sem investir um centavo a mais!
De nossa parte faremos o possível para denunciar, sugerir, cobrar... Mas o que precisamos de fato é de uma entidade sindical combativa e que faça a opção de lutar por TODOS os servidores, sem dividi-los em guetos.
É nisso que temos que apostar. Assim, acreditamos que, em breve, poderemos comemorar avanços na nossa carreira, sem temer retrocessos.

Continuemos firmes na luta.

MovimentAÇÃO - SINDICATO É PRA LUTAR!

Read more...

REVOLTA E INDIGNAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS

Abaixo reproduzimos e-mails recebidos de professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É nítida a angústia que toma conta dos servidores, totalmente desamparados. Confira a resposta do MovimentAÇÃO na postagem acima...
___________________________________________________________________
E-mail 1:
"Eu e meus colegas de trabalho estamos indignados em saber que a partir de 2010 todos os professores da rede municipal terão que trabalhar 15 minutos a mais em cada turno trabalhado.
O que nós não conseguimos entender, é que o pessoal da SEC que vem implantando tantas mudanças nas escolas, vem alegando que tais mudanças é para que o professor tenha mais saúde e qualidade de vida. Como então eles explicam o aumento no tempo de trabalho? Pois nós professores com uma carga horária de 40h semanais, teremos agora que trabalhar mais 30 minutos todos os dias.
Não dá para acreditar que eles estejam tão preocupados assim com a saúde dos professores, pois se estivessem mesmo preocupados, pagariam os 20% das horas atividade que temos por lei direito de receber, mas não recebemos.
Gostaria que vocês do MovimentAção dessem uma olhada neste assunto e uma força a nós professores da rede municipal de ensino de Joinville."
____________________________________________________________________
E-mail 2:
"Agradeço pela atenção, mas gostaria que vocês fizessem uma pesquisa em
relação à fundamentação em lei do aumento da nossa jornada de trabalho. Pois nós trabalhamos por 40 horas semanais e eles querem aumentar nossa jornada semanal. Para 2010 nosso horário será das 7:30 às 11:45h e das 13:30 às 17:45h, o que dará um aumento diário de 30 minutos. Já procuramos alguma lei onde esteja escrito que isso seja legal ou não. Gostaria que vocês nos ajudassem nesse sentido, pois podemos contar muito pouco com o atual sindicato.
Podem publicar meu e-mail no blog.
Agradeço
Um abraço"
____________________________________________________________________
E-mail 3:
"Os professores de 1 ao 5 ano estão sempre em desvantagem em relação às medidas tomadas pela Prefeitura. Não recebemos os 20% de hora-atividade e agora estão querendo que trabalhemos 15 minutos a mais em cada 20 horas. Isso soma 10 horas mensais. Eu como professora das séries iniciais e muitos outros nos sentimos totalmente desamparados, pois percebo que até o movimentação se preocupa em muito com os professores do 6 ao 9 ano e a nossa classe está ficando muito esquecida por todos. Gostaria que vocês analisassem o nosso caso, pois somos horistas e perdemos muito com isso. Pela lei do MEC todos os professores são iguais e isso não acontece. Pois como horistas não temos um dia de folga por semana nas 40 horas, não recebemos os 20% de hora atividade, não recebemos regência de classe e percebo que até o movimentação faz vistas grossas para estes casos. Nossa classe não pode contar com o apoio do sindicato, como vocês sabem o motivo. Espero que vocês analisem bem o nosso caso e nos deem uma resposta. Fico esperando, pois o ensino fundamental é do 1 ao 9 ano e nós também merecemos atenção e respeito."
_________________________________________________________________

Read more...

Novo informativo


Sábado (28/12) foi dia de panfletagem do novo informativo.

Read more...

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP