domingo, 20 de dezembro de 2009

CUT

Por que somos cutistas?

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) é a maior central sindical da América Latina e uma as maiores do mundo. Representa milhões de trabalhadores, reunidos em mais de três mil sindicatos de norte a sul do país. Só em Santa Catarina, são quase duzentos sindicatos cutistas.

Qual a diferença de um sindicato da CUT para outro qualquer? Foram os sindicatos cutistas que mudaram a história do nosso país. A garantia de diversos direitos históricos só foi possível pela luta corajosa dos sindicatos ligados à Central. Foi a CUT quem garantiu a Lei 11.738/08 que estabelece um piso salarial nacional para o magistério, além da hora-atividade mínima de 33%. É da CUT a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Foram os sindicatos cutistas que garantiram a redução da jornada de 48 para 44 horas semanais na Constituição de 1988. As categorias que têm sindicatos cutistas são as menos afetadas pelos ataques dos patrões e dos governos, que buscam a toda hora arrancar os direitos da classe trabalhadora.

Por que nossa categoria precisa da CUT?

Queremos trazer para nossa categoria a experiência de luta construída pela CUT nos últimos 30 anos. Queremos integrar a luta dos servidores de Joinville à luta de todos os trabalhadores brasileiros. Precisamos entender que algumas lutas estão muito além da capacidade estrita do sindicato. Questões como a redução para 30 horas semanais da jornada dos trabalhadores da saúde, precisam ser discutidas nacionalmente. E se queremos interferir no processo, devemos estar ligados à luta nacional de nossa classe.

O SINSEJ vai se filiar à CUT?

O Estatuto da CUT é claro: para um sindicato se filiar é preciso aprovação da categoria. Somente após uma ampla discussão em nossas assembleias é que os servidores decidirão livremente pela filiação ou não. Para nós é uma questão de princípio que nenhuma decisão tão importante pode ser tomada pela direção do sindicato. Os trabalhadores são chamados para discutir e manifestar sua opinião. A diretoria do sindicato acata o que os servidores decidem.

1 comentários:

Unknown 21 de dezembro de 2009 às 15:45  

A CUT foi de luta, durante seu processo histórico se afastou de seu propósito de luta de classes, basta verificar os acordos que tem feito junto ao governo e empresários. Para entender melhor sua trajetória é preciso ler textos de pesquisadores como Ricardo Antunes e Armando Boito Jr. Precisamos pensar em outra central.

Postar um comentário

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP