quinta-feira, 18 de março de 2010

Direitos dos servidores X Contas da Prefeitura*

Nas últimas semanas observamos uma avalanche de informações a respeito das contas da Prefeitura de Joinville, segundo as quais o comprometimento da receita do município com a folha de pagamento repentinamente deu um salto e beira os limites da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). As matérias, de maneira geral, acabam por sintetizar um recado único: não há possibilidade de reajuste salarial para os servidores de Joinville. O que nos chama a atenção é a insistência desse discurso, em canais diversos, e numa escalada assombrosa de especulação. O cúmulo se deu em 11/03, quando foram divulgadas afirmações da Secretaria de Gestão de Pessoas sobre a possibilidade de retirada de direitos históricos dos trabalhadores – como triênios e quinquênios.
É, no mínimo, uma irresponsabilidade colossal tal afirmação. Não se pode disparar comentários levianos que tratem da vida de milhares de trabalhadores. A repercussão nos locais de trabalho foi a pior possível. Precisamos de um clima de trabalho tranqüilo, que proporcione bem-estar aos trabalhadores e – consequentemente – aos cidadãos que se beneficiam do serviço público. A instalação de um clima de terror, com ameaças de ataques aos direitos do servidor, poderia interessar a quem?
Observamos também a coincidência dessa escalada de ameaças justamente às vésperas da negociação da data-base da categoria. Serviria essa enxurrada de comentários negativos para desmobilizar os servidores, fazendo-os recuar de suas reivindicações? Tratar-se-ia de golpe midiático para barganhar nas negociações com o sindicato?
A Prefeitura sabe que são inúmeras as dificuldades vividas pelos servidores no exercício de suas funções. Precisamos criar um canal para tratar das soluções dos problemas já existentes – e não criar problemas novos!
Convocamos os servidores para que participem dos debates que em breve lançaremos. Confiamos sempre na força da coletividade. Confiamos também na solidariedade da população joinvilense, que sabe muito bem que a resolução dos problemas dos servidores implica uma melhoria direta dos serviços públicos prestados. Melhores escolas, CEI’s, melhores postos de saúde, PA’s e hospital, melhor atendimento das regionais de obras e nos setores administrativos da Prefeitura exigem garantia de condições dignas de trabalho aos servidores.

Ulrich Beathalter
Professor - Presidente eleito do SINSEJ
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville

*Texto publicado no jornal A Notícia de 17/3/2010.

1 comentários:

Júlio César 18 de março de 2010 às 13:07  

Concordo que comentários e boatos trazem tumulto a uma classe de trabalhadores e em muito prejudica o rendimento das pessoas e sua motivação ao trabalho...agora sabemos que estamos em uma época de eleições e este tipo de situação pode ter origem diversas...da oposição para desestabilizar o atual governo ou até de pessoas ligadas ao governo que não tenham habilidade para contornar fatos e distorcem mais ainda um problema.

Postar um comentário

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP