sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O dilema dos motoristas

O dilema dos motoristas

Nas últimas alterações do Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais de Joinville, que aconteceram em 2008 e 2009, diversas categorias não foram beneficiadas, como os pedreiros, encanadores, agentes de saúde pública, motoristas, entre outros. A prática de alterar o plano em fatias contribui para a divisão e consequente diminuição da força que juntos os servidores possuem.
O caso dos motoristas do município é um exemplo claro dessa afirmação. Desde fevereiro de 2009 eles estão organizados em busca da elevação da sua categoria de sete para nove. Após inúmeras tentativas, até hoje eles não foram recebidos pelo Prefeito Carlito Merss.
Atualmente os motoristas são em 174 concursados. Nos últimos concursos não foram abertas vagas para essa função e o número de terceirizados foi multiplicado, abrindo o risco de extinção do cargo. Para o próximo concurso da Prefeitura, que acontecerá em novembro, há apenas dez vagas, mas está a caminho um novo ataque a esses trabalhadores. Hoje há duas modalidades de motoristas: os que dirigem veículos pesados e os que dirigem carros leves, com diferenciação salarial. No edital do concurso, cujas inscrições ainda estão abertas, a descrição da função engloba desde o transporte de documentos até a operação de carretas. Ou seja, aumenta-se a responsabilidade do servidor, mas o salário é igual – independente do grau de risco, responsabilidade e destreza exigidos.
Para combater isso, não basta que a categoria atingida se organize. É essencial que o sindicato organize e oriente as negociações de todos os servidores em conjunto e que todos os servidores se apoiem, lutando pelas conquistas uns dos outros e somando suas forças de pressão.
Abaixo a divisão! Pela unidade dos servidores!
MovimentAÇÃO – SINDICATO É PRA LUTAR!

0 comentários:

Postar um comentário

  © Original Blogger template Coozie modified to Neo Coozie by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP